Jordânia - Minas Gerais - FDV

Agora ->

Vídeos

08/07/2012

Jordânia - Minas Gerais

Jordânia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Localiza-se a uma latitude 15º54'01" sul e a uma longitude 40º10'41" oeste, estando a uma altitude de 198 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10.040 habitantes. Possui uma área de 551,74 km². Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.



HISTÓRIA - JORDÂNIA
Em 1933, Manuel Lima descobriu ter registrado um terreno as margens direita do córrego ribeirão, pertencente ao distrito de Salto Grande, município do Jequitinhonha terreno esse doado por Martinho Fernandes da Silva (Capitão), Jesuíno Craquimó de dona Maria Craquimó a Nossa Senhora do Desterro para a fundação de um comércio.
A notícia desse acontecimento ocorreu rapidamente e logo chegaram ao local os primeiros moradores, onde já se encontravam Justino Silva, Manuel Paulino de Freitas, também conhecido por "Neca" , Lídio Figueiredo, Eliziário, João Silva, "Péu".
Em Ribeirão do Salto, povoado, situado a margem esquerda do rio, na Bahia, chegou Elpídio Coelho dos Santos, á frente de um grupo. Estão também entre os primeiros habitantes do povoado: Clemente Dingo, José Urussu, José Evangelista Pessoa, Antônio Batista de Souza, Antônio Moreira dos Santos, Esmeraldo Pinto, João Ribeiro de Farias, Dona Bonifácia, Odilon Torres e José Joaquim.
Estas famílias enfrentaram muitas dificuldades, pois não haviam escolas, estradas, hospitais, etc.
Ao realizar-se a primeira feira o povoado consolidou-se e recebeu o nome de Palestina, mais tarde tornou-se vila, passando assim ter uma situação melhor.
O centro administrativo político era o Jacinto.
Em 1938, o povoado de Palestina foi elevada a categoria de Distrito de Paz. Subordinado ao Município de Vigia (atual Almenara).
Em 1939, foi instalado a o cartório de paz, para o qual foi nomeado o Sr. Generoso Alves da Silva.
Em 1943, o nome de Palestina Mineira foi trocado por Jordânia, e na visão administrativa de 1948, foi criado o município de Jordânia para o qual o Dr. Aroldo Gomes Vilaça foi nomeado intendente (como se fosse prefeito).
Na eleição de 1949 em ambiente de entusiasmo, interesse e vibração cívica, os senhores Adolfo Xavier Gomes e Juvêncio Pinheiro de Azevedo, foram eleitos, respectivamente prefeitos e vice prefeito do município.
O primeiro médico a chegar em nosso município foi o senhor Doutor João Oliveira Alves.
A agricultura foi a primeira a ser desenvolvida, o  comércio de gado começou a ser o poderio econômico da região.
Em 27 de dezembro de 1948 Jordânia se emancipou e foi elevada a categoria de cidade.
O primeiro prefeito de Jordânia foi o Sr. Adolfo Xavier Gomes.

HISTÓRIA DOS BAIRROS DA CIDADE:

1 - BAIRRO BEIRA RIO
Primeiro bairro surgido, dizem que a cidade de Jordânia se iniciou por aquele bairro. A primeira residência a ser construída foi feita pelo Sr. Lídio Figueiredo, conhecida pela casa de seu Gulino, na antiga rua do Gavião, em homenagem ao seu construtor.
Contam também que existia um enorme gavião feito de massa de cimento, em cima dessa casa, o qual vinham muitos curiosos para verem.
Hoje em dia esse bairro é conhecido como bairro Beira Rio, por suas casas serem as margens do rio, os moradores desse bairro sofrem muito com as enchentes.

2 - BAIRRO DA SAUDADE
-Depois do bairro Beira Rio, o próximo a ser surgido foi o bairro da Saudade, surgiu assim que Jordânia foi emancipada por volta de 1949, assim conta o Sr Jonas Almeida de Carvalho, conhecido por seu Jonas Fiscal.
Esse bairro surgiu na gestão do primeiro prefeito o Sr. Adolfo Xavier, o terreno foi doado pela igreja Católica de Jordânia, ás pessoas carentes desta Cidade.
Houve muitas invasões, por isso foi feita uma ocupação desordenada, com ruas tortas , fora do alinhamento.
Recebeu o nome de Rola Pote, porque conta uma da moradoras mais antiga de lá a Sra. Juliana Almeida Silva, e dona Delinda Maria Mendes (rezadeira famosa) que certa vez uma mulher ia levando um pote com água, quando chegou lá em cima o pote caiu, e veio rolando e só se quebrou lá em baixo, só depois que veio a se chamar bairro da Saudade, pois é onde se localiza o cemitério local.

3 - BAIRRO NOVO ACORDO
O nome originou-se de uma discussão entre os seus donos que eram o Sr. Napoleão Freitas "Seu Napo" e João Anastácio Filho "seu Jacó".
O Senhor João Anastácio Filho queria por o seu nome em uma das ruas, porém o seu Napoleão Freitas não aceitou e começou o conflito entre os dois, vindo depois a prevalecer a vontade do Senhor Napoleão.
O Senhor Jacó teve que se conformar para que não criasse maiores problemas, depois de muito tempo veio a se chamar Novo Acordo, por causa de um acordo de ambas as partes.
É um bairro simples, de poucas ruas e gente boa e simples.

4 - BAIRRO SÃO CAETANO
O bairro São Caetano era um mangueirão de propriedade do Sr. Emeresiano Figueiredo, conhecido como "Preto Figueiredo" e uma pequena parte pertencente ao Sr. João Gomes, a maior parte desse terreno foi comprado pelo Sr. Napoleão Freitas,  depois o mesmo o loteou e vendeu.
A primeira rua a se formar foi a Justiniano Figueiredo em 1964.
O nome São Caetano se deu de um namoro que o Sr. Napo tinha com uma moça que morava em Itabuna, em um bairro chamado São Caetano.

5 - BAIRRO NOVA JERUSALÉM
Antes de ser loteado era um terreno pertencente ao Sr. Britoildes Gusmão Brito "Seu Britinho", esse terreno ficava visinho do Bairro Guanabara, o Sr. Britinho vendeu aos senhores Geovane Figueiredo "Nenguinha" e Jurandir Figueiredo, ambos irmãos.   É um bairro novo criado na gestão do prefeito Laudelino Flaviano Pimentel Leal "Dr. Leal" entre os anos de 1977 e 1982.

6- BAIRRO MARACANÃ
Era um grande mangueirão, onde as pessoas soltavam seus animais, o proprietário era o Sr. Emiliano Soares, vindo depois a pertencer aos senhor Manoel Zeferino Trindade "Seu Né" ,só depois que o Sr. Napoleão comprou e loteou.
Esse bairro surgiu graças ao candidato a prefeito Valdívio Pereira que prometia se eleito e transferir a zona boêmia da cidade ora instalada no centro da cidade para esse bairro. O Maracanã surgiu em 1967, o morador mais antigo de lá era o senhor Sarapião.. O primeiro nome dado a essa bairro foi "Piolho" vindo mais tarde a se chamar Maracanã.

7 - BAIRRO GUANABARA
Esse bairro surgiu com a compra de um terreno pertencente ao senhor Britoildes Gusmão Brito, é o maior bairro de Jordânia, e também o mais populoso.
Recebeu esse nome de Guanabara, porque naquela época o pessoal ouvia muito rádio, e se falava no estado da Guanabara que foi desmembrado do Rio de Janeiro e também da Bahia de Guanabara.

8 - BAIRRO CENTRO
Geralmente é no bairro central que as pessoas vivem com mais conforto, procuram arrumar bem as suas casas, tem serviços de saneamento, elétrico entre outros. É no centro que encontramos bancos, escolas, lojas, hotéis, restaurantes, churrascarias, supermercados, hospitais, praças etc.
O Centro de nossa cidade não é diferente das outras pequenas cidades do interior, basicamente o marco Zero de nossa cidade é a Praça Otelino Sol, ponto de encontro e de concentração de pessoas.

9 - BAIRRO LAGOINHA
Antiga Fazendinha do Sr. Marcos Freitas, esse bairro foi loteado por ele e hoje esta totalmente carente de infra estrutura básica,. devido a sua altitude serve como um mirante para ver a nossa cidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário