04/07/2013

POPI - Polícia de Proteção Integral a Criança e ao Adolescente

A Polícia de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (POPI) surgiu com o objetivo precípuo de ser um elo entre os públicos escolares das redes estadual e municipal de ensino público com a Polícia Militar de Minas Gerais, mais especificamente com a Décima Quinta Região de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em todo o nordeste do Estado de Minas Gerais.
        Tem como público alvo estudantes, crianças e adolescentes, na faixa etária de seis a quatorze anos completos, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados na rede de ensino público estadual ou municipal e tendo como alicerce a filosofia de Polícia Comunitária, a partir dos desdobramentos dos seguintes procedimentos: POPI Atendimento de Ocorrência, POPI Prevenção e Educação e POPI Cidadania.
        O medo que era uma constante no corpo docente e discente em todos os estabelecimentos educacionais, em decorrência de ameaça, furto, estupro, homicídio, tráfico de drogas e roubo; deu lugar à sensação de segurança entre todos os integrante das escolas com a presença policial junta das crianças e dos adolescentes, proporcionando o pleno exercício da atividade escolar.
        O projeto adota práticas simples como reuniões mensais com professores e diretores, a criação de um colegiado de representantes das escolas para discussão, identificação, análise, ação e avaliação das demandas da violência escolar, para o estabelecimento de procedimentos preventivos e repressivos para sua neutralização e ainda a realização de palestras, concurso de redação entre outros programas voltados para a prevenção.
 

        É desenvolvido através da realização do curso POPI pelo ?PM POPI? durante cinco dias, sendo duas horas/aula dia com exposição de cinco palestras com temas voltados para educação e cidadania em todos os educandários:
- Através de reuniões mensais com as diretoras dos educandários para avaliação dos serviços de segurança pública executados pelo POPI.
 - Diariamente os ?PM POPI? realizarão patrulhamento no interior e nas adjacências de todos os educandários atendendo todas as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes;
- Diariamente acompanharão a evasão escolar dos alunos oriundos da zona rural e constatado tal atividade deverá notificar a direção do educandário, e se for o caso, o Conselho Tutelar e Ministério Público;

-Manterão cadastro dos alunos contumazes infratores da lei e dentro da possibilidade provocarão reunião com pais e/ou responsáveis, sem prejuízo para outras providências legais necessárias;
-Estreitará contato com representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público, Polícia Civil para conhecimento, padronização de providências dos serviços de segurança pública prestados pelo POPI;

Fonte: Polícia Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial