Municípios do Vale do Jequitinhonha ganham reforço para combater efeitos da seca - FDV

Agora ->

Vídeos

23/06/2016

Municípios do Vale do Jequitinhonha ganham reforço para combater efeitos da seca

Nesta quarta-feira (22/6), 68 comunidades pertencentes a 25 municípios do Vale do Jequitinhonha receberam tubos e caixas d´água do Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca. Esta foi a primeira entrega de materiais que serão utilizados na equipagem dos poços tubulares perfurados nos últimos meses por meio da ação emergencial do governo de Minas Gerais. O Plano está sendo executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e seu órgão operacional - o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) - e visa à melhoria do abastecimento de água nos municípios que decretaram situação de emergência devido à seca. 

A entrega foi realizada nos municípios de Araçuaí e Jequitinhonha. Nesta primeira etapa, foi distribuído um total de 68 reservatórios e 163.200 metros de tubos e que levarão água a cerca de 2.000 famílias na região. Os itens foram entregues aos prefeitos dos municípios em que as perfurações tiveram vazão de água. A partir de agora, as prefeituras ficam responsáveis pela instalação dos equipamentos, que deve ser feita nos próximos dias. A ação irá melhorar a qualidade de vida nas comunidades que, com o agravamento da seca nos últimos anos, estão afetadas pela falta de água.

Os municípios que receberam os tubos e caixas d´água na região do Vale do Jequitinhonha foram: Araçuaí, Bandeira, Berilo, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Chapada do Note, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Itaobim, Jenipapo de Minas, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia, José Gonçalves de Minas, Mata Verde, Medina, Padre Paraíso, Palmópolis, Pedra Azul, Ponto dos Volantes, Rio do Prado, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Virgem da Lapa.

O Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca foi lançado em dezembro do ano passado pelo governador Fernando Pimentel com objetivo de garantir o abastecimento de água em 130 municípios que decretaram situação de emergência devido à seca. Ao todo estão sendo perfurados e equipados 482 poços em comunidades que não têm acesso à água ou que percorrem grandes distâncias para ter esse acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário