domingo, 21 de outubro de 2018
33 999929633
Política

07/10/2018 às 22h18

Hiago Silva

Jordânia / MG

Romeu Zema e Antonio Anastasia vão disputar o segundo turno em Minas
Com 95% das urnas apuradas, já é possível cravar a disputa entre os candidatos do Novo e do PSDB no 2º turno
Romeu Zema e Antonio Anastasia vão disputar o segundo turno em Minas
Foto reprodução

Romeu Zema (Novo) confirmou a tendência de subida dos últimos dias, mas de forma surpreendente vai terminar o 1º turno das eleições para o governo de Minas Gerais na liderança. Com 95% das urnas apuradas até o momento, ele soma 43,24% dos votos. Ele vai disputar o 2º turno com Antonio Anastasia (PSDB), que conseguiu 29,05% dos votos válidos até aqui. Ainda restam 7% das urnas para serem apuradas, mas o resultado já não muda mais.


Com o cenário, os grandes derrotados das eleições mineiras foram Fernando Pimentel e seu partido, o PT. Candidato a reeleição, ele está em terceiro lugar, com 22,64%. A grave crise financeira pela qual passa o Estado, aliado a atrasos de salários para os servidores públicos, podem ter sido os grandes algozes do petista.


Romeu Zema e Antonio Anastasia vão disputar, em segundo turno marcado para o próximo dia 28, o governo do Estado de Minas Gerais.


O resultado se mostra ainda mais surpreendente, pois apesar da curva ascendente demonstrada por Zema nos últimos dias, em momento algum ele apareceu à frente de Pimentel nas pesquisas, tampouco de Anastasia.


Histórico dos candidatos


Romeu Zema é natural de Araxá, no interior de Minas, cidade do Alto Paranaíba. Ele tem 53 anos é e pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (SP), Zema iniciou sua trajetória profissional bem cedo, aos 11 anos, exercendo diversas funções.


Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema e foi responsável pelo salto que levou a rede varejista de apenas quatro unidades em Minas Gerias para 430 lojas espalhadas pelo estado, por São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.


Hoje, Romeu é membro do Conselho do Grupo Zema, composto por empresas que operam em cinco ramos: varejo de eletrodomésticos e móveis, distribuição de combustível, concessionárias de veículos, serviços financeiros e autopeças. São 5 mil empregados diretos e aproximadamente 1.500 indiretos.


Com relação à política, esta foi a primeira vez que Zema se candidatou a um cargo público, seduzido pelo projeto do partido Novo, que selecionou candidatos por concurso e não usa de dinheiro público.


Já Antonio Augusto Junho Anastasia nasceu no dia 9 de maio de 1961, em Belo Horizonte. Formou-se em direito, em 1983, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Entrou para a política em 1991, quando foi chamado para ser secretário adjunto de Planejamento e Coordenação Geral durante o governo de Hélio Garcia. Também na gestão de Garcia, foi secretário de Cultura e de Recursos Humanos e Administração.


Ainda naquele ano, foi designado para o cargo de presidente da Fundação João Pinheiro, instituição para a qual entrou em 1985. 


Foi secretário executivo do Ministério do Trabalho, em 1995, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Em 1999, mudou-se para Brasília e tornou-se secretário executivo do Ministério da Justiça.


De volta ao Estado, assumiu as secretarias de Planejamento e Gestão e de Defesa Social, na gestão de Aécio Neves. Em 2006, foi eleito vice-governador do Estado na chapa de Aécio e assumiu o governo em 2010. Foi reeleito para o cargo no mesmo ano e permaneceu no posto até 2014. 


Em 2015, assumiu uma das três cadeiras de Minas Gerais no Senado Federal, tendo mandato até 2022.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium