Funcionários dos Correios em Governador Valadares (MG) aderiram à greve nacional da categoria na manhã desta quinta-feira (15). Segundo o representante dos grevistas, a privatização da empresa é um dos principais motivos da paralisação.
O representante dos grevistas em Governador Valadares, Demétrio Sales Camargos, disse que os funcionários não querem a privatização dos Correios, pois temem que o processo possa gerar demissões e transferências de funcionários. A categoria ainda pede a implantação de um sistema de segurança compatível com o que é utilizado em bancos, devido ao alto número de assaltos cometidos nas agências da empresa.
Outras reivindicações dos funcionários são melhores condições de trabalho e o plano de saúde sem aumento de custeio. De acordo com Demétrio, em Valadares funcionários das quatro agências e das três unidades de distribuição domiciliar aderiram ao movimento, mas não é possível precisar a quantidade exata.
Na manhã desta quinta, os grevistas fazem uma panfletagem na região central da cidade. Uma audiência pública será realizada na tarde desta sexta-feira (16), na Câmara Municipal sobre o sucateamento dos serviços e da privatização da empresa.
Em nota, a assessoria dos Correios informou que já vem realizando periodicamente encontros com as representações dos empregados, desde o início de agosto, com o objetivo de chegar a um acordo justo para todos. "No atual momento financeiro da Empresa e do Brasil, é essencial que seja mantido o maior equilíbrio possível nas contas", diz a nota.