Ad Home

Rádio Divisa FM

Sirene é acionada em área de barragem e moradores entram em pânico em Minas

Toque de emergência ocorreu nas comunidades de São José do Jassem e Água Quente, na região central do Estado




Uma sirene de emergência foi acionada em uma barragem de rejeitos da Anglo American nas comunidades de São José do Jassem e Água Quente, próximo a Conceição do Mato Dentro na região central do Estado. O aviso foi feito na tarde desta sexta-feira (3) e deixou moradores da comunidade em pânico. 

Em nota, a Anglo American disse que o acionamento não foi feito pela Sala de Controle da empresa e que a barragem está “segura, sem alterações na estrutura”. “Durante a semana, foram feitas inspeções e monitoramentos de segurança que não detectaram anomalias”, diz nota da empresa. 
A mineradora informou que a equipe responsável pela manutenção das sirenes está investigando as possíveis causas do toque. Entre as possibilidades está raios que caíram durante chuva na região.
Por meio de nota, o Núcleo de Assessoria às  Comunidades Atingidas por Barragens (Nacab), diz que acompanha os fatos relacionados ao acionamento da sirene da Anglo American. “O Nacab externa sua solidariedade com as pessoas que estão sofrendo com o estresse provocado pela mineradora e está atento aos fatos no devido interesse dos antigos. O Nacab lamenta o fato, uma vez que o acionamento de sirenes em áreas de riscos traz significativos abalos psicológicos nas pessoas e comunidades”, diz a nota.

Nenhum comentário