Responsive Ad Slot

Vales de Minas

Vales de Minas

TRE faz convênio com Banco do Brasil para pagamento dos mesários

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

/ Por Folha dos Vales

 

Valor do benefício é de R$ 40 para cada dia de trabalho nas Eleições 2020

A Justiça Eleitoral firmou convênio com o Banco do Brasil para pagamento do auxílio-alimentação pelo aplicativo Carteira bB aos mesários que atuarem nas Eleições 2020 em 22 estados brasileiros, incluindo Minas Gerais. O valor do benefício é de R$40 para cada dia de serviços prestados (1º turno e 2º turno, onde houver).

O aplicativo, porém, não será usado em todos os municípios. Em 75 cidades (formato PDF), os mesários receberão o auxílio em dinheiro.

O pagamento pelo aplicativo Carteira bB será feito para os mesários dos outros 778 municípios. Nesses locais, o eleitor que atuar como mesário deverá baixar no celular o aplicativo Carteira bB, que é gratuito e está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Ele precisará fazer um cadastro utilizando um CPF válido e regular junto à Receita Federal. Feito isso, o usuário digitará um código, recebido por SMS, e criará uma senha pessoal.

A ativação do benefício também será bastante simples. No dia das eleições, o mesário receberá um código que será fornecido pelo TRE-MG e encaminhado pelo cartório eleitoral em que é cadastrado, para inserir em um campo próprio do aplicativo.

Após esse procedimento e a confirmação, pelos cartórios, de comparecimento do mesário aos trabalhos, o valor será automaticamente creditado na Carteira bB e estará disponível para uso.

Os créditos disponíveis no aplicativo do Banco do Brasil poderão ser utilizados das seguintes formas:

  • para efetuar pagamentos em todos os estabelecimentos que possuam a máquina CIELO, por meio de código QR;
  • para realizar transferências para qualquer conta corrente, de qualquer banco (a conta destinatária da transferência não precisa, necessariamente, ser de titularidade do mesário);
  • para resgate do valor em espécie junto a um terminal do Banco do Brasil.
    Os mesários substitutos, convocados nos dias próximos à eleição, e aqueles que não estiverem com o CPF regular ou que não tenham o CPF cadastrado no Elo, não conseguirão receber no dia das eleições. Eles receberão posteriormente, em data ainda não especificada.

Mais informações sobre o uso do aplicativo Carteira bB podem ser obtidas no site do Banco do Brasil.

Mesários

Em Minas Gerais, 177.352 mesários atuarão no primeiro turno das Eleições 2020. Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, eles foram treinados de forma virtual, em plataforma de ensino a distância do TSE, pelo aplicativo Mesários e também em reuniões por videoconferência organizadas por algumas zonas eleitorais.

Para garantir a proteção dos mesários, o TRE entregará a cada um três máscaras descartáveis, um protetor facial e um frasco de álcool em gel de 215ml, que serão utilizados no 1º turno de votação, no dia 15 de novembro.

Nas cidades onde houver segundo turno, serão entregues mais três máscaras no dia 29 de novembro, mas os mesários deverão utilizar o mesmo protetor facial e o frasco de álcool em gel.

Mais
© Folha dos Vales - 2017 - 2020
Todos os direitos reservados.