Responsive Ad Slot

Vales de Minas

Vales de Minas

Bolsonaro e Zema inauguram pedra fundamental da BR-367, no Vale do Jequitinhonha

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

/ Por Hiago

 


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve na cidade de Jacinto, no Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (17) com o governador Romeu Zema (Novo) e os ministros Augusto Heleno e Tarcísio de Freitas para lançarem a pedra fundamental para implantação e pavimentação da BR-367, que liga a região ao sul da Bahia e à capital mineira. O evento contou ainda com a presença de parlamentares mineiros do Congresso Nacional e de deputados estaduais.

Assim como fez em outras agendas pelo Estado e durante o apoio à campanha do então candidato à Prefeitura de Belo Horizonte Bruno Engler (PRTB), Bolsonaro voltou a brincar com a situação dos times mineiros e pediu para que os apoiadores tivessem certeza “de que o Cruzeiro vai subir (para a série A), que o Galo vai ser campeão brasileiro e que o América vai ser campeão da Copa do Brasil”. Ao iniciar o discurso, o presidente disse que “é muito bom ser mineiro” e que se considera um mineiro de Juiz de Fora, cidade da Zona da Mata, local em que sofreu um atentado durante as eleições de 2018. “Renasci naquela cidade maravilhosa e aprendi a amar e respeitar nossa Minas Gerais. É uma satisfação muito grande estar aqui e muito bem acompanhado de vocês e desse grupo de políticos do meu lado aqui”, prosseguiu.

O presidente agradeceu à bancada mineira no Congresso e disse que graças aos parlamentares do Estado obras como a que foi inaugurada hoje têm saído do papel. “É uma bancada ativa que realmente vai à Brasília atrás de benefícios para o seu Estado. E o nosso trabalho é buscar atendê-los, essa obra da BR-367 chega em boa hora. Há muito (tempo) ela foi prometida e lamentavelmente a obra não chegou, agora vai chegar em nosso governo. O que eu tenho falado com o Tarcísio, é que é importante concluir obras e poder fazer aquelas que nós pudermos concluir ao longo do mandato, não deixar para depois”, afirmou o presidente. A previsão de entrega da pavimentação do trecho é em 2022, último ano do atual mandato.

Bolsonaro encerrou o discurso com uma gafe. Afirmou que “o Vale do Jequitinhonha é o início do Nordeste, mas pela região Sul”.

O governador Romeu Zema disse ser um prazer estar “mais uma vez” na região e que a obra é de grande importância por fazer a ligação com o sul baiano e “propiciar a conexão para que o transporte seja feito de modo mais ágil, mais seguro e trazendo desenvolvimento e empregos para a região”. O chefe do Executivo mineiro disse que a população local espera por mais de 70 anos para que a intervenção seja realizada no local. Durante o breve discurso, Zema falou ainda sobre a vacina contra o coronavírus e exaltou o trabalho realizado pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde. O governador voltou a falar que ninguém pode ser tratado de forma diferente em relação à imunização e que o Ministério da Saúde “sempre conduziu de forma muito adequada toda campanha de vacinação” contra diversas doenças e que agora contra a Covid-19 não será diferente.

O ministro Tarcísio de Freitas foi a autoridade que se pronunciou por mais tempo no evento. Freitas enumerou algumas obras por Minas Gerais, mas disse que “faltava alguma coisa”, que é a pavimentação da rodovia federal porque a população do Jequitinhonha “tem direito de receber infraestrutura como a população do resto do Brasil”. O responsável pela pasta de Infraestrutura do governo federal ressaltou a parceria com a bancada mineira para garantir recursos necessários. “Não tem faltado dinheiro para nós e isso é necessário para que a gente possa cumprir os nossos compromissos”, disse.

A obra foi orçada em quase R$ 160 milhões, mas apenas R$ 18 milhões estão separados no Orçamento federal em 2021 para a realização do projeto. Nesta semana, durante entrevista coletiva, Tarcísio de Freitas afirmou que vai contar com “emendas da bancada que nunca têm faltado” para fechar as contas.

Por fim, o ministro ainda fez outros dois anúncios para a região: a ponte do Jequitinhonha na BR-116 que vai ser licitada no início do próximo ano com “estrutura recuperada, mais dois acostamentos e dois passeios para as pessoas” e a publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) da federalização da BR-135 entre o trecho Manga-Itacarambi, que também vai ser pavimentada em 2021. “O presidente está olhando para o nordeste de Minas, vai ligar pessoas, ligar regiões. Imagina a produção, o gado, a agricultura, saindo para os portos do sul da Bahia, o fluxo de pessoas. Estamos trazendo para cá cidadania, induzindo desenvolvimento, fazendo a diferença na vida das pessoas”, concluiu o ministro.

Mais
© Folha dos Vales - 2017 - 2021
Todos os direitos reservados.