Folha facebook
Queimadas

Cidade mineira decreta situação de emergência por causa de incêndio

Queimada na unidade de conservação municipal Monumento da Serra da Ferrugem já dura oito dias. Eventos foram suspensos no município

25/09/2019 19h51
Por: Redação
Fonte: Estado de Minas
Chamas se espalham por unidade de conservação há oito dias (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Chamas se espalham por unidade de conservação há oito dias (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A mudança de tempo em boa parte de Minas Gerais pode ajudar a diminuir os focos de incêndio. Mas queimadas que ainda persistem no estado continuam provocando danos ambientais à saúde e transtornos aos moradores. Caso que ocorre em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais. Chamas consomem a Serra da Ferrugem, unidade de conservação municipal, há oito dias - situação que levou a prefeitura da cidade a decretar emergência. Eventos que aconteceriam na cidade foram suspensos.

Os trabalhos para tentar conter as chamas continuam sem parar. Logo no início da manhã, ao menos 49 pessoas, entre militares do Corpo de Bombeiros, policiais militares, agentes da Defesa Civil e brigadistas da Brigada Mato Dentro e da mineradora Anglo American reiniciaram o combate ao fogo.

O patrulhamento com drones também está sendo feito para verificar possíveis incendiários e monitoramento de focos de incêndio identificados visualmente na Região do Itacolomi/Macaca.

Decreto de emergência

O incêndio na vegetação levou a prefeitura da cidade a decretar situação de emergência. Segundo a administração municipal, as chamas provocaram danos em quatro redes de transmissão de energia elétrica, o que prejudicou a distribuição de energia, o abastecimento de água e a qualidade do ar. Eventos como o Festival de Comida da Roça, que tem acontecido aos domingos nos distritos da cidade, foram suspensos.

No decreto, o prefeito autoriza a mobilização de todos os órgãos do município e a convocação de voluntários para reforçar as ações de combate. Além disso, permite a entrada em casas para prestar socorro e a evacuação dos moradores em caso de risco.

Incêndio em Poços de Caldas

Na noite de quarta-feira, um grande incêndio em uma vegetação no Bairro Bortolan, em Poços de Caldas, no Sul de Minas, mobilizou os bombeiros. Foram queimados aproximadamente dois hectares. 
 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu uma plantação de eucaliptos próximo a uma empresa de fabricação de resinas. O combate às chamas durou cerca de duas horas. Foram utilizados 5 mil litros de água, além de abafadores.
Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários